quarta-feira, 22 de abril de 2009

Modos Eletrônicos


Na exposição Modos Eletrônicos do artista computacional Christus Nóbrega, o corpo é o interagente que atua no real e no espaço virtual. A exposição é o resultado do processo de criação do artista que toma por base o modelo da endofísica, termo cunhado por David Finkelstein, no qual as interações em tempo real entre pessoas e computadores convergem para o pressuposto que o mundo é a interface. A idéia é que o sujeito então passe a ser o observador interno e externo do mundo do qual faz parte. De certo modo, também, a exposição apresenta como a arte computacional, deslocou a arte do estado centrado no objeto a um estado direcionado ao contexto e ao observador, ou seja, ocorre uma transição desde sistemas fechados a sistema abertos, não definidos e incompletos; desde o mundo da necessidade a um mundo de variáveis manipuladas pelo observador, desde a monoperspectiva à perspectiva múltipla, desde a hegemonia ao pluralismo, do texto ao hipertexto, do lugar ao não lugar, da totalidade ao particular, da objetividade a relatividade do observador, da ditadura do meio artístico à subjetividade do mundo imanente da máquina e ao sublime.

Mostra como a arte computacional pode levar o corpo do observador para dentro do sistema, levando o observador, a observar o sistema desde fora e pensar na interface como algo que se estende em terminais nanométricos e endofísicos, pois passamos a formar enquanto seres humanos parte de um mundo que também somos capazes de observar. Só assim, nos liberamos da prisão das coordenadas de espaço e tempo descritas por Descartes, e passamos, segundo Peter Weibel, a ser superobservadores. A realidade virtual, as instalações computacionais interativas, a endofísica, a nanotecnologia etc., são tecnologias do presente expandido, modos de transcender o horizonte local e os acontecimentos que lá ocorrem. Tudo isto constitui uma tecnologia que nos libera de instâncias da realidade. A realidade e as contingências relativas ao observador trazem valiosas formas de discurso para a estética da auto-referência (o mundo intrínseco dos sinais da imagem), a virtualidade (o caráter imaterial das seqüências das imagens) e a interatividade (a relatividade da imagem em relação ao observador).

Sobre Christus Nóbrega
Christus Nóbrega, paraibano radicado em Brasília, é Doutorando e Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Design pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como professor e artista-pesquisador no Instituto de Artes da UnB. É autor de livros e artigos científicos e vem participado regularmente de exposições nacionais e internacionais de arte e tecnologia. Atualmente é diretor do Museu Virtual de Arte Popular (MUVAP) e do Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM). Em seu mestrado desenvolveu o primeiro robô brasileiro capaz de responder afetivamente ao humano e ao meio ambiente. No doutorado pesquisa novos sistemas de moradia baseados em inteligência artificial, cibernética e cibercultura, onde irá propor a construção de uma casa do futuro.

5 comentários:

  1. Eu quero ver a caaaaaaaara dessa expôo, heeeeein?!?!?
    Aha,ah,aha,ha,ha,ha,ha,ah,ah,aha,ha,ha,haa

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Quando esta exposição vai ao Rio de Janeiro?

    ass. Simone

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Muito original. Espero ver essa exposição em São Paulo.

    Marisa

    ResponderExcluir
  4. adelaide,rociana,irla,thays,josicleide:adoramos foi bastante interessante,divertido...percebemos que estamos rodeados sempre da tecnologia!

    ResponderExcluir